Dica de Saúde 31/10/2018 07:56

Alimentos que rejuvenescem

Algumas substâncias contidas nos alimentos são fundamentais para manter o rejuvenescimento de dentro para fora; ou seja, combatendo os radicais livres. A velhice é palavra temida por muitas pessoas que buscam manter a boa forma física longe das expressões marcantes como rugas, pele flácida e cabelos brancos.
 

Existem substâncias antioxidantes existentes em alguns alimentos que são capazes de proteger a pele contra os radicais livres, moléculas tóxicas formadas pelo corpo que atuam danificando as membranas celulares e, conseqüentemente, contribuindo para o envelhecimento precoce;
 

Muitos alimentos podem prevenir os sinais do envelhecimento e contribuir a favor do corpo para que se possa envelhecer de maneira saudável. “O equilíbrio das refeições pode ajudar no rejuvenescimento. Uma alimentação equilibrada deve fornecer as quantidades adequadas de calorias e de nutrientes. As mulheres no que se refere ao processo de envelhecimento estão em vantagem em relação aos homens, por possuírem em grande quantidade o hormônio estrogênio, responsável por fazer o organismo produzir mais enzimas antioxidantes, que as protegem do processo de oxidação e do envelhecimento”;

Para retardar o envelhecimento é necessário praticar atividades físicas regularmente e alimentar-se de forma saudável.

Preparamos uma lista de alimentos que rejuvenescem e quais os benefícios e quantidade recomendada de cada alimento:
 

Alho

Ajuda na manutenção do tecido conectivo e articulações, no processo de desintoxicação e no combate aos radicais livres. Ingestão diária recomendada: um dente de alho amassado ou triturado (3 calorias).


Aveia

Possui beta-glucanas, ativo que reduz o desenvolvimento da inflamação cutânea e o processo inflamatório que aumenta o estresse orgânico, reduzindo os radicais livres. Ingestão diária recomendada: uma colher de sopa (40 calorias).

Betacaroteno

Auxilia na manutenção da pele, visão e sistema imunológico, combatendo os radicais livres. Pode ser encontrada na cenoura, abóbora, mamão, laranja, espinafre e brócolis, entre outros. Ingestão diária recomendada: ½ mamão papaia ou 1 fatia grossa de mamão formosa (58 calorias), 2 colheres de sopa de abóbora (40 calorias), 1 laranja (86 calorias).

 Chá Verde

Rico em catequinas e polifenóis, melhora a formação de colágeno e inibe o aparecimento de células cancerígenas na pele. O consumo deve ser feito, distante dos horários das refeições, pois pode diminuir a absorção de alguns nutrientes. Não consuma o chá verde à noite, visto que ele possui cafeína e pode alterar o sono. Ingestão diária recomendada: de três a quatro xícaras de chá (não possui calorias).

 

Frutas Vermelhas, Uvas

Morangos, amora, framboesa e açaí são ricos em fotoquímicos, substância que ajuda a neutralizar os radicais livres produzidos pelo organismo e atua também na desintoxicação. A uva contém resveratrol. Ingestão diária redomendada: uma xícara mix de chá (80 calorias) ou 8 colheres de sopa de açaí (82 calorias).

 

Licopeno

Proporciona uma coloração vermelha aos alimentos, possui atividade antioxidante e ajuda a prevenir alguns tipos de câncer. Reduz o processo inflamatório. Encontrados nos seguintes alimentos: tomate, pimentão, beterraba, goiaba e melancia. Estes devem ser consumidos, de preferência, cozidos ou processados para melhor aproveitamento do licopeno. Ingestão diária recomendada: 80g de tomate (15 calorias), 43g de beterraba (15 calorias), 56g de pimentão (15 calorias), 220g de melancia (70 calorias) ou 138g de goiaba (70 calorias).

Vitamina C

Atua na formação do colágeno, impedindo a deformação dos tecidos. A vitamina C é  fundamental também para desintoxicar o corpo dos radicais livres provenientes de fatores que contribuem para o envelhecimento, como cigarro, álcool, poluição, e fortalece o sistema imunológico. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas (morango, limão, laranja, kiwi, acerola), folhas verdes cruas (couve, couve-flor, espinafre, repolho) e tomate. Ingestão diária recomendada: o consumo para mulheres é de 75mg. ½ limão (12 calorias), 1 xícara de couve crua (60 calorias).

Vitamina E

Vitamina antioxidante, inibe a atividade dos peróxidos lipídicos. É encontrada em óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, como os de canola, girassol, milho e soja, sementes, amêndoas, abacate, manteigas, cereais integrais e aspargos. Ingestão diária recomendada: 15mg por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa dos óleos (120 calorias) ou 100g de abacate (161 calorias).

 

Zinco

Constitui a enzima antioxidante superóxido dismutase (SOD), que combate os radicais livres. É encontrado em: ostras, frutos do mar, peixes, fígado, carne vermelha, cereais integrais, levedo de cerveja, milho e leguminosas (feijão, soja, grão de bico, ervilha). Ingestão diária recomendada: 8g, quantidade encontrada de sobra em 100g de ostras cozidas (137 calorias), lentilha cozida (116 calorias), feijão cozido (111 calorias) ou carne vermelha (230 calorias), por exemplo.

 

Exemplo de cardápio:

Café da manhã:

1 fatia de pão de forma integral 100%

1 ovo mexido com óleo de coco

1 copo de suco antioxidante (ver receita);

Lanche da manhã:

½ mamão papaia

1 colher de sopa de aveia

2 unidades de castanha do para

Almoço:

3 colheres de sopa de arroz integral com alho

1 concha de feijão

4 colheres de sopa de cenoura cozida

½ prato de salada de couve com tomate (1 colher de sopa de azeite)

1 filé de frango com pimentões e cebola

1 taça de salada de frutas (laranja, maçã, morango, banana)

Lanche da tarde:

1 xícara de uva topson

1 xícara de chá verde

Jantar:

 1 prato de creme de Abóbora com gengibre(ver receita)

 3 colheres de sopa grão de bico

1 ovo cozido

Ceia:

1 copo de suco com soja

Receitas:

Suco antioxidante 1:

Ingredientes:

3 Morangos

1 Maçã vermelha(com casca)

1 Copo de água-de-coco (fruta)

Modo de preparo:

 Acrescente as frutas ao liquidificador depois de higienizadas. Bata juntamente com a água de coco gelado. Tomar em seguida.

 Suco antioxidante 2:

Ingredientes:

3 folhas de hortelã

1 limão

½ folha de couve

1 copo de água de coco

Modo de preparo:

Acrescente o suco do limão sem casca ao liquidificador, a couve, hortelã e a água de coco. Bater bem.  Tomar em seguida.

Creme de Abóbora com gengibre:

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de canola

½ cebola picada

2 dentes de alho

1 colher de café de gengibre picado

1 colher de sopa de alecrim desidratado

½ abóbora sem casca, em pedaços

1 litro de água

sal de ervas

1 caldo de frango

cheiro verde picado

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora no vapor e bata com a água. Aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte o gengibre e refogue por mais 2 minutos. Coloque o creme de abóbora e mexa bem. Acrescente o caldo de frango diluído em 1 litro de água e o uma pitadinha de sal de ervas. Cozinhe por alguns minutos. Polvilhe alecrim e cheiro verde.

Fonte: (Thays da S. Nogueira Camy /CRN3-20824)