Notícia 05/10/2017

Metrus: Outubro Rosa - Abrace esta causa você também

 

O câncer de mama é o tipo de carcinoma que mais provoca a morte de mulheres no Brasil e a principal razão é o diagnóstico tardio. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), quando descoberto no início, há 95% de chance de recuperação total da doença. Por isso, é importante ficar atento às medidas preventivas. 
Sinais de alerta 
Os principais sintomas do câncer de mama são vermelhidão e caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor nas mamas e axilas; pele retraída ou parecida com casca de laranja; alterações e saída espontânea de líquido dos mamilos e mudança no formato, volume ou consistência da mama. Se notar essas ou outras anormalidades, procure seu médico. 
Previna-se 
Você sabia que 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis? Você pode afastar o perigo da doença com medidas simples, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar. 
Guia de Exames Preventivos 
Para estimular a prática de avaliações para o diagnóstico precoce de câncer de mama, estão disponíveis, na Área Restrita do site do Metrus, as guias para uma consulta com ginecologista, um exames de colposcopia com colpocitologia, uma mamografia e/ou uma ultrassonografia de mamas a todas as beneficiárias (desde que haja indicação médica). A consulta e os exames realizados com as Guias de Exames Preventivos são custeados integralmente pelo Metrô. 
Atenção: Para que os laboratórios possam realizar os exames é necessário que nas guias constem o nome e o CRM do médico solicitante. Por isso, faça primeiro a avaliação com seu médico e, em seguida, os exames. Lembre-se que as guias têm validade até 30/04/2018. 

Fonte: (Metrus/AssPreviSite)

Total de visita(s): 55