Notícia 02/08/2017

MT: Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno

A abertura do evento será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros 
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, no período de 02 a 04 de agosto, o 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (EMAMA). 
A abertura do evento será hoje (02) no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá 
Nos dias 03 e 04, a programação será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso. 
Serviço: 
O que: 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (EMAMA) 
Quando: Abertura no dia 02.08, às 8 horas 
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá. 
Confira a programação completa: 
8h - Cerimônia de Abertura oficial do 1º EMAMA 
9h - Conferência Magna de Abertura 
Conferência: Proteger a Amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse.  Rosana De Divitiis. Socióloga, Conselheira da Rede IBFAN Brasil. Jundiaí/SP. 
10h - Encontro de Saberes, "Amamentando o Cuidado”. 
Tema 1: Amamentação e Prematuridade. Profª. Dra. Cláudia Moreira. Fonoaudióloga do Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes”. Cáceres/MT 
Tema 2: Composição do leite humano: suas diferentes fases e seus inúmeros benefícios. Prof. Me. Roberto Diniz Vinagre. Pediatra, Neonatologista, Prof. da UFMT e Unic. Cuiabá/MT 
11h30min - Questionamentos da plateia 
12h - Intervalo para o almoço 
13h30min - Encontro de Saberes, "Amamentando a Doação”. 
Tema 1: Doar ou não doar? Evidências científicas dos fatores associados à doação (e não doação) de leite materno. PhD, Msc. Cristiano Siqueira Boccolini. Pesquisador em Saúde Pública do Icict/Fiocruz. Rio de Janeiro/RJ 
Tema 2: Importância de um Banco de Leite Humano: experiência do município de Rondonópolis/MT. Virgínia Beatriz de Resende Silva. Pediatra, Coordenadora do Banco de Leite Humano de Rondonópolis. Rondonópolis/MT 
15h - Questionamentos da plateia 
15h30min – Intervalo 
15h45min - Encontro de Saberes, "Amamentando a Comunidade”. 
Tema 1: Como fortalecer ações de aleitamento e alimentação complementar na saúde indígena: relato de experiência da IBFAN Brasil do PCSAN indígena/OPAS/OMS.  Rosana De Divitiis. Socióloga, Conselheira da Rede IBFAN Brasil. Jundiaí/SP. 
Tema 2: Importância da amamentação para manutenção e recuperação do estado nutricional de crianças indígenas. Profa. Ma. Marcia Leopoldina Montanari Corrêa. Profª. do ISC/UFMT. Cuiabá/MT 
17h15min - Questionamentos da plateia 
17h45min - Encerramento 
03 de agosto de 2017 - Hotel Fazenda Mato Grosso 
8h - Oficinas para Trabalhadores 
Oficina 1: Oficina Legal da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância - Bicos, Chupetas e Mamadeiras). Rodrigo César de Oliveira Carvalho. Local: Salão Seriema. 
Oficina 2: Projeto Avós Ami@gas do Peito. Ma. Angela Maria Sacramento. Local: Anfiteatro. 
Oficina 3: Noções iniciais para manejo clínico da amamentação. Virgínia Beatriz de Rezende Silva. Local: Sala Colhereiro. 
Oficina 4: Prematuridade: incentivando e protegendo o momento da amamentação. Profa. Dra. Cláudia Moreira. Local: Sala Maguari. 
Oficina 5: Posto de Recolhimento de Leite Humano: novas estratégias de doação de leite em unidades primárias de saúde. PhD, M.Sc Cristiano Siqueira Boccolini. Local: Sala Verde. 
Oficina 6: Oficina de Trabalho da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil - EAAB. Ma. Elaine Bastos Quinteiro Santana. Local: Sala Tuiuiú. 
10h - Intervalo 
12h - Intervalo para almoço 
13h30min - Encontro de Saberes, "Amamentando a Família" - Local: Salão Siriema 
Tema 1: Amamentação: Inserção e ampliação dos vínculos pai, mãe, bebê e família no processo de gestação, parto e nascimento. Cintia Ribeiro. Enfermeira obstetra do Hospital Sofia Feldman. Belo Horizonte/MG 
Tema 2: Promoção da Amamentação e Alimentação Saudável sob a perspectiva da experiência dos Avós. Ma. Ângela Maria Sacramento. Terapeuta Ocupacional, responsável técnica da Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Brasília/DF 
15h - Questionamentos da plateia 
15h30min - Intervalo 
15h45min - Rodas de Conversa 
Roda de Conversa 1: Amamentação na primeira hora de vida e atuação da equipe multiprofissional no cenário do nascimento. Cintia Ribeiro. Enfermeira obstetra do Hospital Sofia Feldman. Local: Anfiteatro. 
Roda de Conversa 2: Como acolher as mães e as suas demandas. Francisca Mortara Barrera San Martin. Membro da Matrice. Local: Sala Colhereiro. 
Roda de Conversa 3: Volta ao trabalho para a mulher que amamenta. Fabíola Cassab. Membro da Matrice. Local: Sala Maguari. 
Roda de Conversa 4: Como montar e manter um grupo de mães. Marcela Calif Simas. Membro da Matrice. Local: Sala Verde. 
Roda de Conversa 5: Fortalecendo o vínculo mãe-bebê através da voz cantada do acalanto. Isadora Canto. Musicista, Fundadora do Materna em Canto. Local: Sala Tuiuiú. 
18h - Encerramento 
04 de agosto de 2017 - Hotel Fazenda Mato Grosso 
8h - Apresentação de trabalhos 
8h - Banners. Local: Saguão do Salão Siriema 
9h - Exposição oral dialogada. Local: Salão Siriema 
12h - Intervalo para almoço 
14h - Conferência Magna de Encerramento - Local: Salão Siriema 
Conferência: Aleitamento Materno em Mato Grosso: um histórico para refletir no futuro. Prof. Me. Roberto Diniz Vinagre. Pediatra, Neonatologista, Prof. da UFMT e Unic. Cuiabá/MT 
15h - Cerimônia de Encerramento do 1º EMAMA - Local: Salão Siriema

Fonte: (Midia News)

Total de visita(s): 73