Notícia 05/10/2017

SP: Oswaldo Cruz realiza cine debate sobre transplante de órgãos

 

O Comitê de Bioética (CoBi) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove cine debate sobre transplante de órgãos, no dia 6 de outubro, das 18h às 22h. 
O evento, aberto ao público em geral, debaterá o acolhimento das famílias dos doadores falecidos e a seleção de doadores vivos, tendo como objetivo disseminar informação e esclarecer sobre mitos e tabus sobre o transplante de órgãos, que envolvem questões socioculturais, econômicas, afetivas, técnicas e éticas. 
O Hospital, que conta com o trabalho integrado do Time de Melhores Práticas em Transplantes e Comitê de Bioética, promove a discussão já que, apesar de ser um dos líderes mundiais em transplantes, o Brasil ainda se ressente da falta de órgãos disponíveis, com longa fila e enorme sofrimento dos pacientes em lista de espera. O baixo número de órgãos disponíveis para transplante está relacionado a diversos fatores como a negativa de familiares, que desconhecem o desejo que seu parente falecido tinha de se tornar doador, à condução inadequada dos profissionais envolvidos na captação dos órgãos e ao diagnóstico tardio ou incorreto de morte encefálica. 
O tema será discutido a partir da exibição do filme “Sete Vidas”, estrelado pelo ator Will Smith, que vive Ben Thomas, um homem que sofre de depressão após o acidente que causa a morte de sete pessoas. Thomas se considera o único culpado pelas mortes. Para se redimir, o personagem decide salvar sete pessoas na fila de transplantes, doando seus órgãos e usa as credenciais de seu irmão, agente do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, para localizar essas pessoas. 
Entre os debatedores estão o crítico de cinema, jornalista, escritor e curador do Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade, Amir Labaki, e o filósofo e teólogo Arlindo de Souza Trindade, transplantado renal e cardíaco de doador falecido em 2016. Já entre os moderadores do evento estão a Dra. Ingrid Esslinger, doutora em psicologia e especialista em luto, psicologia de família, membro do CoBi do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e o Dr. Luiz Edmundo Pinto Fonseca, médico, intensivista e doutor em Gastroenterologia, também membro do CoBi do Hospital. 
Serviço: 
Cine debate CoBi - transplante de órgãos 
Data: 06 de outubro de 2017 (6ª feira) 
Horário: filme na íntegra das 18h às 19h30; coffee break das 19h30 às 19h50; debate das 19h50 às 22h 
Local: Auditório da Torre E – Hospital Alemão Oswaldo Cruz - Rua Treze de Maio, 1875 
Coordenação: Comitê de Bioética do Hospital Alemão Oswaldo Cruz 
Evento gratuito e aberto ao público 
Não é necessária inscrição 

Fonte: (Anahp)

Total de visita(s): 53