Notícia 02/08/2017

SP: Sírio-Libanês - Pós-graduação para farmacêuticos intensivistas

Especialização capacita os profissionais para o cuidado integrado ao paciente crítico 
O paciente crítico é complexo e o seu cuidado deve ser realizado por uma equipe multiprofissional, para que seja possível obter os melhores resultados. Um dos profissionais com atuação relevante nesse contexto é o farmacêutico, que precisa ser habilitado às demandas da área de terapia intensiva. Para contribuir com essa formação qualificada, o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) está com as inscrições abertas para o novo curso de Pós-graduação em Farmácia Clínica no Cuidado ao Paciente Crítico. 
Segundo a farmacêutica Livia Maria Gonçalves Barbosa, uma das coordenadoras, o farmacêutico clínico-intensivista atua no cuidado, aumentando a segurança do paciente e melhorando os desfechos clínicos. Além disso, apoia a equipe multiprofissional e interage com o paciente e familiares. "O curso visa atender às necessidades atuais de formação desses profissionais, para cuidarem desses pacientes com qualidade", destaca. 
O curso foi planejado com o emprego de aulas com conteúdo técnico-científico, além de casos clínicos que sejam capazes de conectar as experiências prévias do aluno e a capacidade de resolução de problemas. O corpo docente conta com profissionais médicos, farmacêuticos, enfermeiros e fisioterapeutas, de modo a construir o cuidado integrado ao paciente crítico. 
Dentre os diferenciais que a especialização irá oferecer aos alunos, a coordenadora destaca as aulas com médicos da UTI do Hospital Sírio-Libanês e o contato direto com farmacêuticos clínicos atuantes na área, bem como a possibilidade de lidar com casos que retratam o dia a dia do profissional. 
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é, dentro do hospital, o local onde estão os pacientes mais graves e com comorbidades. "A possibilidade de eventos adversos e a necessidade de apoio aos profissionais de saúde é fundamental para garantir a segurança do paciente que possui uma farmacoterapêutica complexa, o que exige dos farmacêuticos alto grau de conhecimento", salienta Livia. 
Por isso, o curso quer formar farmacêuticos especialistas no cuidado ao paciente crítico que associem conhecimento técnico-científico, capacidade crítico-reflexiva, valores éticos e habilidades no reconhecimento dos aspectos sociais do paciente e das famílias. 
Também coordenado pelo Dr. José Mauro Vieira Junior, nefrologista e gerente médico da unidade de terapia intensiva do Hospital Sírio-Libanês, o curso é direcionado a farmacêuticos graduados, que já atuam em serviços hospitalares, unidades de pronto atendimento públicas ou privadas, unidades críticas de terapia e centros de especialidades críticas. Além de profissionais que desejam atuar na área farmacêutica vinculada a pacientes críticos ou de alta complexidade. 
Serviço: 
Evento: Pós-graduação Farmácia Clínica no Cuidado ao Paciente Crítico 
Inscrições: Até 15/08/2017 
Local: Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa 
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 - São Paulo-SP 
Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/especializacao-em-farmacia-clinica-no-cuidado-ao-paciente-critico  

Fonte: (Anahp)

Total de visita(s): 86